De maneira leiga e mais simples, os cuidados para se ter antes de uma cirurgia plástica englobam alguns itens, a seguir:
1 – Cuidados na escolha de um cirurgião capacitado:
Existem vários pontos importantes na escolha de um cirurgião plástico. Primeiro, procure saber se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, assim como se ele possui o título de especialista por essa mesma sociedade. Assim você saberá se ele teve o treinamento necessário na área de cirurgia plástica. Segundo, procure referências do seu cirurgião, assim como informações acerca da formação e currículo dele. Terceiro, agende e compareça em uma consulta, até para conhecê-lo pessoalmente. Se ainda assim restar alguma dúvida, não hesite em procurar uma segunda opinião.
2 – Cuidados na escolha da técnica mais adequada ao seu caso:
Um detalhe muito importante seria a escolha da técnica mais adequada ao seu caso. Isso deve ser individualizado para cada pessoa e, contando que a escolha do profissional foi adequada, ele saberá orientá-la quanto a isso. Eu recomendo sempre às pacientes procurarem informação na internet e trazer as perguntas em consulta, para definir exatamente as possibilidades e ajudar o seu cirurgião na escolha da técnica mais adequada. Vale lembrar que cirurgiões diferentes possuem opiniões diferentes. Então, caso ainda reste alguma dúvida, vale a pena procurar a opinião de um segundo (ou terceiro) cirurgião, no intuito de ajudar na melhor escolha.
3 – Cuidados relacionados ao pré-operatório:
Após a escolha do cirurgião e da técnica a ser realizada, o próximo passo seria a realização dos exames pré-operatórios. Esses exames tem a função de detectar algum problema potencial, que poderia colocar a cirurgia (ou até a própria saúde) em risco. Os exames solicitados vão depender da cirurgia a ser realizada e de dados da paciente, tais como idade, doenças pré-existentes, entre outros. Por exemplo pacientes que tomam remédios anticoagulantes muitas vezes precisam interromper a medicação algum tempo antes da cirurgia. Alguns pacientes poderão necessitar da avaliação de outros médicos, tais como do cardiologista, endocrinologista, entre outros.