fbpx
Instituto Presper

Cirurgia de Mamoplastia, será que é pra você?

A cirurgia de mamoplastia de aumento, popularmente conhecida como prótese de mama, é a mais procurada pelas mulheres que desejam aumentar o tamanho das suas mamas, seja por razões estéticas ou reparadoras (por exemplo, após o tratamento de câncer de mama ou para corrigir defeitos e assimetrias). De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cirurgia de aumento das mamas é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil, em conjunto com a lipoaspiração.

A cirurgia é indicada, na maioria das vezes, para o aumento estético das mamas em mulheres que têm mamas pequenas e se sentem desconfortáveis com elas. Isso pode acontecer por uma questão genética ou outros fatores tais como perda de peso, gestações, em casos de tratamento após a retirada de um câncer de mama, entre outros.

O procedimento cirúrgico para a colocação das próteses de mama possui aproximadamente uma hora de duração. No início é feita a anestesia, que pode ser geral ou bloqueio com sedação. A incisão pode ser mais comumente localizada logo abaixo das mamas (onde as mamas possuem uma pequena dobra, chamada de sulco inframamário), ao redor das aréolas (periareolar), ou pelas axilas (via axilar).

A prótese pode ser colocada abaixo da glândula (subglandular), abaixo da fáscia do músculo (subfascial) abaixo do músculo (submuscular) ou em um plano duplo chamado Dual Plane (abaixo do músculo e da glândula), dependendo da indicação para cada paciente e da experiência do cirurgião.

A escolha do tamanho, formato e perfil das próteses a serem utilizadas é feita entre paciente e cirurgião, no consultório.

Durante a recuperação é indicada a utilização do sutiã cirúrgico por um a dois meses e, em muitos casos, há indicação de realização de sessões de drenagem linfática. É recomendado que se faça repouso por 15 a 20 dias após o procedimento, dependendo de cada caso, e que se mantenha uma alimentação saudável. 

É importante também seguir as orientações de pós-operatório e os retornos regulares para avaliação com o seu cirurgião.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email